VOZES DO CATIVEIRO E DA LIBERDADE - MATTIE J. JACKSON
  • VOZES DO CATIVEIRO E DA LIBERDADE - MATTIE J. JACKSON

VOZES DO CATIVEIRO E DA LIBERDADE - MATTIE J. JACKSON

Sku: 9786599238017

Categoria: BiografiasEditora Kitabu

Quantidade Disponivel: 99 un

Lançamento

Unidade: un
un

Por R$ 35,00

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Descrição do Produto

Por que ler A história de Mattie J. Jackson nos dias de hoje importa?

Informações do Produto

18 anos. Este foi o tempo que Mattie Jane Jackson viveu sem liberdade. É muito tempo. Passou a infância e parte da juventude no cativeiro. Ela nasceu na escravidão, no ano de 1843, em St. Charles County, no Estado do Missouri/EUA. Viveu um tempo de dor, um tempo de lutas, um tempo de guerra. Fugiu. Sobreviveu para contar a própria história, com suas próprias palavras. Em primeira pessoa.

Mesmo tendo sido separados pela escravidão, Westly Jackson e Ellen Turner tiveram 3 filhas:  Sarah Ann, Mattie Jane e Esther. No ano de 1863, já adulta, Mattie viu numa “Estrada de Ferro Subterrânea” o caminho para a liberdade. Ela foi uma das muitas pessoas escravizadas que conseguiu fugir da escravidão por meio da rede de abolicionistas conhecida como “Underground Railroad”.

O livro A história de Mattie J. Jackson foi escrito para sensibilizar leitoras e leitores do século XIX para o fato de que ninguém deveria nascer na escravidão. Nascer em liberdade é um direito humano inquestionável. Ela acreditava que a educação era o investimento mais valioso na vida das pessoas negras. Por isso, pedia que as pessoas comprassem seu livro para “ajudar a obter educação”, para que ela pudesse “fazer algum bem em prol do engrandecimento dos irmãos e irmãs emancipados” (MATTIE, 1866, p. 2).

A leitura d’A História de Mattie J. Jackson conta nos dias de hoje, porque também nós devemos lutar por um mundo mais justo, sem racismo, sem discriminação de raça, classe, gênero ou orientação sexual.

Mattie J. Jackson faleceu em 5 de fevereiro de 1910.